segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

                           
   PSICOLOGIA


TEXTO: EPISTEMOLOGIA GENÈTICA. Tânia B. I. Marques

A criança não nasce sabendo, e sua evolução se dá por etapas através de concepção de mundo, quanto mais ela explora, mais capacitada no domínio do conhecimento no seu meio, onde está inserida.

TEXTO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. Jean Piaget

Defende o conhecimento como sendo natural e progressivo enquanto a aprendizagem ocorre por etapas e depende dos acontecimentos que envolvem a criança.

TEXTO: O CONSTRUTIVISMO E A SUA FUNÇÂO EDUCACIONAL. Lino de Macedo

Ocorre através da exploração do conhecimento, a partir do conteúdo a ser trabalhado e independe das maneiras convencionais de ensino, podendo ser por pesquisa, roda de discussão, busca de materiais colocando a criança como protagonista do aprendizado.

VÌDEO: INTRODUÇÂO A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Yves de La Taile

É um processo de aquisição de conhecimento e capacitação contribuitiva para a formação do ser ao longo da vida.

VÌDEO: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO. Fernando Becker

De acordo com suas palavras, o conhecimento é evolutivo através da leitura, percepção e interpretação. A aprendizagem ocorre através da conexão equilibrada, expontânea e gradativa.

VÌDEO: JEAN PIAGET APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO ESCOLAR. Josá Antônio Castorina

É um desafio intelectual, transformação na didática, especialmente na matemática, onde transcorre a mudança da psicologia deixando de ser o conhecimento de referência para investigar o próprio desenvolvimento para contribuir para no aprendizado.

TED X UNISINOS. MAIS LABORATÒRIO, MENOS AUDITÓRIO. Fernando Becker

A transformação começa na modificação dos verbos repetir e copiar, para inventar, buscar, investigar tendo como enfoque o laboratório saindo do método convencional.

TED X UNISINOS, APRESENTAÇÂO,. Fernando Becker


Defende uma escola como um espaço para experimentar. Auditório define como algo pronto, que já se sabe, enquanto o laboratório exerce a experimentação, se faze pergunta e formula hipóteses, tendo como base, Piaget e Freire, para inovar a educação.  

Um comentário: