segunda-feira, 4 de dezembro de 2017







                              PLURALIDADE CULTURAL



Autora:

MARIA SOLOÌ CASSOL LOPES.


Conceito desenvolvido:

Pluralidade Cultural.
A Pluralidade Cultural está relacionada com a multiculturalidade de uma Nação, ou seja, quando encontram-se reunidos em um mesmo espaço vários tipos de manifestações, culturas e tradições diferentes… A pluralidade cultural de um País é caracterizada pela aceitação da sua diversidade cultural.
(https://www.google.com.br/)



Apresentação:
Maria Soloí.
Desenvolvimento:
A Pluralidade Cultural é abundante em nosso País e celebrada em diferentes áreas da cultura como por exemplo, na publicidade, em reportagens, programas de televisão e cinema ambientadas em locais culturais distintos, leis que estabelecem direito a cultura, religiosidade, acesso a bens, serviços e espaços de cidadania.
Os diferentes grupos de imigrantes, ao se estabelecerem nesta terra, tiveram de se organizar, e nessa nova vida implantaram sua cultura mantendo o referencial cultural do país de origem.
Porém, o reconhecimento de um grande número e povos, formas de vida, línguas faladas, não significou a dissolução das diferenças, rotulando o Brasil como um País plural e desigual.
Entre os povos que constroem essa diversidade cultural, destaco dois historicamente marginalizados e oprimidos, os índios e os negros.
E trabalhar a diversidade tem sido um desafio, apesar do apoio da mídia, às escolas tem tido dificuldades em trabalhar a Pluralidade Cultural apesar das diferentes abordagens pedagógicas, uma, por alguns pais não entenderem ainda, outa, pelo sistema educacional, que nos delega tarefas como a de moldar nossos alunos e apontá-los em uma mesma direção, a vida social, como se existisse apenas um único modelo de sociedade e cultura. A que nos é determinada.
Nós professores, temos uma importante missão, de orientar nossos alunos ao bem maior, que é cuidar do seu colega, respeitar, e, principalmente sentir-se bem no ambiente escolar, no meu caso, trabalhando os valores mínimos, a tendência é aumentar a igualdade entre todos, independente da cor, raça, etnia, condição social ou física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário