segunda-feira, 4 de junho de 2018





        EJA X FREIRE


A alfabetização no método Freire não é simplesmente uma habilidade técnica, mas deve ser compreendida como um projeto político no qual, homens e mulheres possa garantir o seu direito e a sua responsabilidade não apenas de ler, compreender e transformar suas experiências pessoais, mas também, de reconstruir sua relação com a sociedade. Neste sentido, a alfabetização na EJA é fundamental para dar condições que todos possam se posicionar na sociedade e realmente sentir-se parte de um plano mais amplo de possibilidades, de caráter individual e social.
Para os indivíduos não alfabetizados, as barreiras são enormes, pois os detentores do poder constroem obstáculos que dificultam, impedem ou limitam a participação ou as trocas ideológicas entre os sujeitos envolvidos nesse processo. Provavelmente por isso estamos observando movimentos que buscam diminuir ou até mesmo extinguir cursos como a EJA.
Nos trabalhos de Freire muitas analogias foram usadas para explanar situações da educação brasileira em uma época em que o pensar diferente ou o ousar em buscar um pensamento crítico e analítico tornava esse individuo como um ser antagônico ao poder vigente na época. Freire considerava: educação bancaria educação libertadora, pedagogia do oprimido como uma educação que possibilitassem que os muros da indignidade ou ignorância não fossem construídos.
Fonte de referência:
GIROUX, Henry.Alfabetização e a Pedagoia do Empowremente Político. In: FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização:Leitura da palavra, leitura do mundo.
Maria Soloí

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