domingo, 9 de julho de 2017
Olá,
Minha participação n fórum. Organização do Ensino Fundamental.
A gestão escolar acontece quando todos querem um mesmo objetivo. O que nem sempre é contemplado, jogos de interesse, favorecimentos, ou apenas por não chegarem a um consenso, afetando todo um currículo escolar que deveria ser priorizado.
Na escola que atuamos tudo vem praticamente pronto hierarquizado, o que se faz são ajustes, adaptações para que o aluno receba de forma clara e dinâmica. A busca de modelos de escola democráticas evidencia ser experimental, porque ao final, acabamos por fazer o que nos é determinado para não prejudicar nossos aprendizes e nem a nós mesmos. e nessas experiências nos envolvemos para manter nosso foco, ser transmissor de conhecimento, fazendo justiça a nossa formação.
Os conceitos trabalhados nesta interdisciplina nos trouxeram informações para que a mudança aconteça de forma natural, fazendo a ponte entre escola e comunidade, e como somos agente transformadores, temos um longo e desafio. O de fazer acontecer.
Olá.
A aula presencial do dia 3/7 foi muito proveitosa, fizemos grupos para discutir temas aos quais interferem em nosso dia a dia escolar positivamente, como a gestão democrática e o conselho escolar.
Todas as escolas deveriam ter um conselho, e fazer valer a democracia para que benefícios sejam contemplados. pena que na prática, isso não acontece.
abraço; Soloí
sexta-feira, 16 de junho de 2017
Bom dia.
As apresentações do dia 12/06 transcorreram de forma mais tranquila, teve grupos que escolheram suas representantes sem o sorteio utilizado anteriormente, o tempo foi melhor aproveitado e de mais fácil entendimento pois todas puderam dentro dos seus dez minutos opinar, fazendo com que as apresentações ficassem mais ricas, prendendo a nossa atenção e facilitando a compreensão.
Adorei esta fase das apresentações, achei melhor que a primeira.
Maria Soloí.
Bom dia,
falamos agora nos PAS que foram apresentados. Todos os grupos que assisti a apresentação, percebi algo comum, a dificuldade em se reunir, elaborar a construção de conteúdos, e de se comunicarem, e mesmo assim conseguiram atingir o objetivo proposto na atividade, tanto na prática como no desenvolvimento. As dificuldades encontradas foram muitas, mas a partilha dessas tarefas nos traz uma grande lição, nada acontece sem as relações, sem as informações, sem ajuda. Só ou acompanhado, ainda precisamos uns dos outros.
Parabéns a todas que venceram as inúmeras dificuldades, e como eu, sobreviveram.
Com carinho.
Maria Soloí.
Bom dia,
trabalho com a Educação Infantil e na minha prática alguns conceitos se destacam, como por exemplo, as melhorias que utilizo no aprendizado, adaptando ou modificando o tradicional para uma forma mais lúdica e de fácil compreensão, estar atenta ao meio em que a criança está envolvida para melhor poder atendê-la, administrar o tempo entre a rotina estipulada na escola, para que o aprendizado seja pleno e de qualidade, incentivar a construção, que eles tenham essa liberdade, desenvolvendo a independência e constituindo suas próprias opiniões. Não é uma tarefa fácil, pois cada um tem realidade diferenciada, mas como o ambiente é o mesmo para todos, que seja pleno, prazeroso e satisfatório.
Maria Soloí.
Bom dia
A partir do momento em que nós professores deparamos com o modelo de PPP a ser desenvolvido na escola, refletimos: " se fosse eu, seria diferente", porém, trabalhar uma forma que envolva a todos nas atividades é bem complicado. Um projeto político pedagógico deve conter uma organização democrática e participativa entre escola, professores, comunidade e alunos para que seja edificante e transformador. Deve conter o compromisso de desenvolver a educação visando qualidade e estrutura.
Mas cada escola tem uma realidade diferente, então, vale inovar, adaptar de acordo com a realidade e colocando o aluno como agente de conhecimento.isto é, aquele indivíduo que também é capaz de produzir melhorias ao seu próprio ambiente.
Maria Soloí
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