sexta-feira, 16 de junho de 2017
Bom dia.
As apresentações do dia 12/06 transcorreram de forma mais tranquila, teve grupos que escolheram suas representantes sem o sorteio utilizado anteriormente, o tempo foi melhor aproveitado e de mais fácil entendimento pois todas puderam dentro dos seus dez minutos opinar, fazendo com que as apresentações ficassem mais ricas, prendendo a nossa atenção e facilitando a compreensão.
Adorei esta fase das apresentações, achei melhor que a primeira.
Maria Soloí.
Bom dia,
falamos agora nos PAS que foram apresentados. Todos os grupos que assisti a apresentação, percebi algo comum, a dificuldade em se reunir, elaborar a construção de conteúdos, e de se comunicarem, e mesmo assim conseguiram atingir o objetivo proposto na atividade, tanto na prática como no desenvolvimento. As dificuldades encontradas foram muitas, mas a partilha dessas tarefas nos traz uma grande lição, nada acontece sem as relações, sem as informações, sem ajuda. Só ou acompanhado, ainda precisamos uns dos outros.
Parabéns a todas que venceram as inúmeras dificuldades, e como eu, sobreviveram.
Com carinho.
Maria Soloí.
Bom dia,
trabalho com a Educação Infantil e na minha prática alguns conceitos se destacam, como por exemplo, as melhorias que utilizo no aprendizado, adaptando ou modificando o tradicional para uma forma mais lúdica e de fácil compreensão, estar atenta ao meio em que a criança está envolvida para melhor poder atendê-la, administrar o tempo entre a rotina estipulada na escola, para que o aprendizado seja pleno e de qualidade, incentivar a construção, que eles tenham essa liberdade, desenvolvendo a independência e constituindo suas próprias opiniões. Não é uma tarefa fácil, pois cada um tem realidade diferenciada, mas como o ambiente é o mesmo para todos, que seja pleno, prazeroso e satisfatório.
Maria Soloí.
Bom dia
A partir do momento em que nós professores deparamos com o modelo de PPP a ser desenvolvido na escola, refletimos: " se fosse eu, seria diferente", porém, trabalhar uma forma que envolva a todos nas atividades é bem complicado. Um projeto político pedagógico deve conter uma organização democrática e participativa entre escola, professores, comunidade e alunos para que seja edificante e transformador. Deve conter o compromisso de desenvolver a educação visando qualidade e estrutura.
Mas cada escola tem uma realidade diferente, então, vale inovar, adaptar de acordo com a realidade e colocando o aluno como agente de conhecimento.isto é, aquele indivíduo que também é capaz de produzir melhorias ao seu próprio ambiente.
Maria Soloí
sábado, 20 de maio de 2017
EU,
novamente. Colocando em dia o Blog.
Minha participação no fórum Organização do Ensino Fundamental.
"O caríssimo Professor Carlos Roberto Jamil Curi, em sua oratória, discursou pontos que associo ao meu dia a dia como professora da Educação Infantil. Trabalho com uma turma cuja faixa etária está entre três e quatro anos (Maternal II B), crianças evoluídas, curiosas, com ânsia de querer e ter tudo no momento que elas solicitam, o que me levou a refletir que a educação mesmo com todo a sua trajetória histórica de evolução e estagnação, ainda não alcançou seu objetivo mor, formar cidadãos plenos de conhecimento e íntegros nas atitudes. Dois pontos cito aqui, um, no momento do questionamento: "Quem é o sujeito da educação?"A família decidia quando e como seriam educados, onde coloca a família como responsável pela educação dos filhos, e: " A quem compete educar?" que seria uma decentralização das responsabilidades e deveres, o qual foi logo engavetado na época. Falou que a família e a educação escolar podem serem parceiras , mas na realidade de hoje, trabalhando com os pequenos, não é o que acontece. A inversão de papeis entre pais e professoras nos coloca na obrigação de abrir mão da educação escolar para assumir a orientação que lhes é de responsabilidade, como definir limites e respeito por exemplo, para que, aos seus quinze anos, seja um sujeito capaz de fazer essa escolha que determinará o seu futuro (sonho de professora). "
A educação escolar tem seu início na Educação Infantil.
Bom dia.
Gostei muito do trabalho das meninas Alessandra, Kassandra , Ivonete e Daniela, que abordaram como todas, um assunto integrante na nossa vida desde o nascimento, a ANSIEDADE.
O estudo realizado sobre esse tema, prendeu a minha atenção pelas informações que até então desconhecia e que que podem causar crises, mesmo que, pareçam insignificantes aos nossos olhos. essas fobias consideradas, atuam plenamente em nosso dia a dia, em um tempo que, parar para relaxar e pensar, é algo quase impossível, porém, necessário.
O ser humano é ansioso por natureza, isto é, já nasce assim, quer tudo na hora, essa atitude gera desordem afetando a si mesmo (gerando patologia) e todos que o cercam sem se dar conta que o tempo é um aliado poderoso para evitar tais crise.
( Postagem que fiz no fórum de Psicologia da Vida Adulta)
Soloí.
Bom dia.
Fiquei alguns dias sem estar em contato ou fazer atividades por problemas técnicos, mas agora estou de volta para colocar tudo em dia, inclusive com as as colegas Michele, Mariângela, Eliane e Mara, estivemos em contato pelo watzap, mas ficou muito precária a minha participação no grupo, mesmo assim, com a ajuda fundamental e apoio das gurias, vencemos várias etapas. Só tenho a agradecer os anjos da minha vida pela paciência e compreensão.
Estou de volta.
Soloí
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