sexta-feira, 22 de abril de 2016
Boa noite colegas.
tivemos esta semana a interdisciplinar de musicalidade, onde executamos atividades lúdicas através da música, foram momentos maravilhosos, que pudemos nos envolver sem sequer percebermos a hora passar.
Eu, com certeza amei, das desse semestre até agora, foi a mais didática e divertida. Aguardo ansiosa a próxima.
beijos.
Olá pessoal.
Venho conversar aqui sobre a interdisciplinar de literatura infanto juvenil. O começo, confesso, para mim ficou um tanto vago...
É uma atividade de muita importância e estou bem curiosa para o segmento da mesma, com certeza, entenderei o processo e aplicarei em minhas atividades diárias. Futuramente, explanarei mais conceitos e aprendizados, beijocas.
Olá.
Estou hoje colocando em dia as postagens, tivemos interdisciplinas variadas nesse período que me ausentei do blog.
Em Ludicidade, trabalhamos a importância do aprendizado através da brincadeira, a criança através dela, se estabiliza de forma sadia e se adapta mais facilmente as mudanças.
Nós como orientadores educacionais, temos um enorme desafio neste processo, que é auxiliar da melhor forma, através da ludicidade, o aprendizado contínuo.
quinta-feira, 31 de março de 2016
Bom dia colegas.
A aula de segunda- feira (28/03)foi maravilhosa não acham?
Esta nova expectativa de "ver e olhar", nos remete a novos desafios como professores e professoras.
Vivemos em dias atribulados, preparar as aulas, aplicar as provas, ensinar o conteúdo,, explicar, atender quem está com mais dificuldade, acalmar as desavenças em sala entre colegas, responder perguntas, corrigir, affe... que sequer temos tempo de parar um momento e ao invés de ver, olhar a nossa volta, buscar algo positivo e motivador só acontece se tivermos outro modo de ver a mesma situação, se isso ocorresse, com certeza , não enlouqueceríamos, e nem faríamos o que muitas vezes fazemos, "tempestade em copo d´agua" , não é mesmo?
Então amores de meu PEAD, fica a dica para refletirmos nosso posicionamento daqui para a frente.
Abraços.
domingo, 27 de março de 2016
Olá,
estou aqui ainda tentando colocar em dia minhas tarefas.
A semana foi bem puxada, no entanto, ainda estou firme em meus objetivos acadêmicos.
Visualizei vários Blogs e fiz meus comentários nos três exigidos pela interdisciplina, adorei as postagens das colegas, todas me encantaram, e me deram a certeza de que ainda tenho muito a aprender nesse processo e que a habilidade da escrita das colegas, com toda a certeza, influenciarão futuras postagens.
Abraços.
sexta-feira, 18 de março de 2016
Bom dia colegas, tutores e professores.
Estamos retornando a mais uma etapa do curso EAD de Pedagogia UFRGS. Ao reencontrarmos nossos colegas e professores, também nos deparamos com surpresas na turma D. Nosso professor Rafael e nossa tutora Bethinha foram substituídos. Alvoroço geral, pois já estávamos mais do que acostumados com as broncas carinhosas da Bethinha e a cobrança eterna e suave do nosso mestre, e aproveito o momento para entregar as minhas boas vindas para a nova mestra que a partir desse semestre, irá nos conduzir juntamente com suas escudeiras, as nossas tutoras, para a batalha rumo ao diploma, a vocês, minhas sinceras boas vindas.
Nesse semestre que começou dia 14/03/16, aperfeiçoaremos nossa escrita embasada em fatos, pesquisas, práticas e aprendizados, para efetuar com maior clareza nossas atividades acadêmicas e especialmente em nosso blog. tivemos um magnífico piquenique de boas vindas e entrega de cartões de incentivo fortalecendo nossos vínculos com as colegas . Rever a todas foi muito auspicioso, com certeza esse semestre promete a reafirmação da formação e ótimo convívio com todos.
Abraços.
domingo, 22 de novembro de 2015
Olá.
Esta semana trabalhamos a Consciência Negra na escola. Foram várias atividades, as quais nas minhas turmas de quinto anos, a culminância foi a elaboração de um cartaz feito por eles em casa como tema com a ajuda de seus pais. Pois bem, passei a sexta-feira colocando os vários cartazes que chegaram a escola, e no sábado, dia do conselho participativo, todos puderam visualizar os diferentes trabalhos e abordagens dos alunos. Não me surpreendeu os erros de português, que eram muitos, surpreendeu-me, ser chamada a atenção como se eu tivesse culpa dos vários anos antes do quinto ano que não ensinaram a esses alunos as ortografia correta.
Bem, ao elaborar esses cartazes e colocar a exposição sem corrigi-los, utilizei a seguinte prática pedagógica:
dar a liberdade de eles criarem e elaborarem sozinhos esses cartazes;
construir algo como texto, frases figuras nessa construção;
determinar a margem, utilizar letras desenhadas;
Com esta atividade, elaborei um projeto a ser aplicado após as provas finais tendo como objetivo a linguagem e a ortografia a partir d que eles próprios produziram.
Coloquei essa intenção e atividade então para a supervisora e ela concordou comigo a integração dessa abordagem pedagógica. Concluímos que, não iremos modificar algo que já vem de anos , mas podemos amenizar, fazendo-os prestar atenção e ler, esse trabalho virá todas as formas de comunicação, inclusive e principalmente a linguagem utilizada na internet. A culminância desse projeto será a elaboração de cartazes para exposição para o Natal, como o tema " Natal e Família".
Abraços.
Assinar:
Comentários (Atom)