quinta-feira, 31 de março de 2016
Bom dia colegas.
A aula de segunda- feira (28/03)foi maravilhosa não acham?
Esta nova expectativa de "ver e olhar", nos remete a novos desafios como professores e professoras.
Vivemos em dias atribulados, preparar as aulas, aplicar as provas, ensinar o conteúdo,, explicar, atender quem está com mais dificuldade, acalmar as desavenças em sala entre colegas, responder perguntas, corrigir, affe... que sequer temos tempo de parar um momento e ao invés de ver, olhar a nossa volta, buscar algo positivo e motivador só acontece se tivermos outro modo de ver a mesma situação, se isso ocorresse, com certeza , não enlouqueceríamos, e nem faríamos o que muitas vezes fazemos, "tempestade em copo d´agua" , não é mesmo?
Então amores de meu PEAD, fica a dica para refletirmos nosso posicionamento daqui para a frente.
Abraços.
domingo, 27 de março de 2016
Olá,
estou aqui ainda tentando colocar em dia minhas tarefas.
A semana foi bem puxada, no entanto, ainda estou firme em meus objetivos acadêmicos.
Visualizei vários Blogs e fiz meus comentários nos três exigidos pela interdisciplina, adorei as postagens das colegas, todas me encantaram, e me deram a certeza de que ainda tenho muito a aprender nesse processo e que a habilidade da escrita das colegas, com toda a certeza, influenciarão futuras postagens.
Abraços.
sexta-feira, 18 de março de 2016
Bom dia colegas, tutores e professores.
Estamos retornando a mais uma etapa do curso EAD de Pedagogia UFRGS. Ao reencontrarmos nossos colegas e professores, também nos deparamos com surpresas na turma D. Nosso professor Rafael e nossa tutora Bethinha foram substituídos. Alvoroço geral, pois já estávamos mais do que acostumados com as broncas carinhosas da Bethinha e a cobrança eterna e suave do nosso mestre, e aproveito o momento para entregar as minhas boas vindas para a nova mestra que a partir desse semestre, irá nos conduzir juntamente com suas escudeiras, as nossas tutoras, para a batalha rumo ao diploma, a vocês, minhas sinceras boas vindas.
Nesse semestre que começou dia 14/03/16, aperfeiçoaremos nossa escrita embasada em fatos, pesquisas, práticas e aprendizados, para efetuar com maior clareza nossas atividades acadêmicas e especialmente em nosso blog. tivemos um magnífico piquenique de boas vindas e entrega de cartões de incentivo fortalecendo nossos vínculos com as colegas . Rever a todas foi muito auspicioso, com certeza esse semestre promete a reafirmação da formação e ótimo convívio com todos.
Abraços.
domingo, 22 de novembro de 2015
Olá.
Esta semana trabalhamos a Consciência Negra na escola. Foram várias atividades, as quais nas minhas turmas de quinto anos, a culminância foi a elaboração de um cartaz feito por eles em casa como tema com a ajuda de seus pais. Pois bem, passei a sexta-feira colocando os vários cartazes que chegaram a escola, e no sábado, dia do conselho participativo, todos puderam visualizar os diferentes trabalhos e abordagens dos alunos. Não me surpreendeu os erros de português, que eram muitos, surpreendeu-me, ser chamada a atenção como se eu tivesse culpa dos vários anos antes do quinto ano que não ensinaram a esses alunos as ortografia correta.
Bem, ao elaborar esses cartazes e colocar a exposição sem corrigi-los, utilizei a seguinte prática pedagógica:
dar a liberdade de eles criarem e elaborarem sozinhos esses cartazes;
construir algo como texto, frases figuras nessa construção;
determinar a margem, utilizar letras desenhadas;
Com esta atividade, elaborei um projeto a ser aplicado após as provas finais tendo como objetivo a linguagem e a ortografia a partir d que eles próprios produziram.
Coloquei essa intenção e atividade então para a supervisora e ela concordou comigo a integração dessa abordagem pedagógica. Concluímos que, não iremos modificar algo que já vem de anos , mas podemos amenizar, fazendo-os prestar atenção e ler, esse trabalho virá todas as formas de comunicação, inclusive e principalmente a linguagem utilizada na internet. A culminância desse projeto será a elaboração de cartazes para exposição para o Natal, como o tema " Natal e Família".
Abraços.
Olá.
Aqui colocarei agora minha primeira experiência com o último conselho de classe participativo realizado dia 21/11 na minha escola.
Como aconteceu o ano inteiro, os pais que deveriam estar presentes nesse conselho, não compareceram. Tenho duas turmas, manhã quinto ano A e tarde quinto ano E, as duas com em média de trinta e cinco alunos. Pela manhã, apenas onze pais compareceram, a tarde a mesma quantidade, sendo que para alguns, o desespero porque seus filhos não estarão no sexto ano. É complicado para um professor chegar a este momento, a responsabilidade é gigantesca, pois são pequenas vidas que temos de reter na mesma série. Porém, mesmo estando envolvida emocionalmente, não podemos deixar alunos que sabemos não ter condições estarem na próxima série, digo isso como penso, mas não é bem assim que transcorrerá. Para a sociedade para a política, o importante é na escola não haver repetência, o que na minha opinião, é falha na condução de aprendizado e construção de um cidadão futuro. Então, vamos as obrigações, gostaria realmente que todos os meus anjos ingressassem no sexto ano tranquilos, mas temo que, para alguns, não será possível. Segura essa coração!
Olá,
revisando minhas atividades, percebi que tenho algumas incompletas, ou inconsistentes na grade de acompanhamento, uma então me chamou atenção, pois desde setembro enviei modificação e não obtive resposta, nem sempre temos o tempo que prevemos para nos dedicar as tarefas, mas com certeza, todos em algum momento vai analisar com eu as atividades decorridas nas interdisciplinas, procuro manter minhas tarefas e obrigações em dia, estou apenas registrando meu desabafo. O legal nessa revisão, é a recapitulação, a recordação que esses momentos trazem, como por exemplo, as discussões, as orientações de professores e tutores, que nos fazem ter mais compreensão e segurança para realizar nossos trabalhos com conteúdo e qualidade. Enfim, senti esta necessidade hoje de desabafar , confesso que não sou muito "caprichosa" nas realizações das tarefas, mas sempre procuro fazer o que de melhor possa, para que seja algo de qualidade. O brigada a todos pelo acompanhamento e orientação.
Abraços.
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Alfabetização na Educação Infantil.
As crianças nos primeiros anos, identificam as letras através de desenho e logotipo, como MC Donald´s, Coca-cola, Danone __ a partir dos quatro anos que começam a se interessar pelas letras do seu nome, sendo oferecido na escola a partir dos três anos de forma lúdica, que aos seis ou sete anos a identificação das letras do nome de forma completa.Emília F. nos mostra esse momento pré-silábico que necessita da identificação da escrita, som e letra para melhor visualização e identificação, como as palavras camisa e coelho (que começam com a mesma letra). Emília orienta o trabalho lúdico com rótulos a partir dos quatro anos de idade. Também destacou a importância dos jogos para esse aprendizado inicial do alfabeto e ressalta a importância de incentivar a criança com dislexia.
beijos.
Assinar:
Comentários (Atom)