sexta-feira, 15 de setembro de 2017





                       



Fórum de participação.
O que é aprendizagem n meu ponto de vista:
Aprendizagem é transmitir  e compartilhar conhecimento.progressivamente. É construir, exemplificar, criar, produzir, encantar, moldar o caráter diariamente.
Reflexão após ler o texto solicitado:
Acompanhando o texto, percebi que minha colocação sobre aprendizagem não está fora do parâmetro  que foi explicitado. Somos mediadores desse do aprendizado como educadores, e nossa função é, orientar e conduzir ao conhecimento de todas as formas criativas que nos é permitido, sem deixar de valorizar a experiência, opinião e modo de vida do aluno.

Soloí.





 Olá,
colocando em dia as postagens do Blog.

Aqui uma cópia do texto editado no pbworks sobre Diversidade e Preconceito. Seminário Integrador VI.
        História do João

No interior de uma cidade emancipada recentemente (menos de vinte anos), vive João, um lavrador de mais de setenta anos, que ficou cego aos doze, em função de uma brincadeira na época, lançar sabugos de milho uns nos outros. um dos sabugos acertou o olho de João, danificando, como na época não existia como ir ao médico e tudo era dificultoso, de um olho, passou para o o outro acometendo a cegueira, e cresceu assim, sem enxergar. O lugar que João vive é lindo, com riachos, muito verde, pedras enormes, porém, muito íngreme, no entanto João se adaptou muito bem, trabalhando na lavoura, cortando lenha,  e dando de comer aos animais. Quando minha filha era pequena, entre três e quatro anos, fomos visitá-los, pois João não mora sozinho, e me perguntou se poderia passear com ela pelos arredores, deixei e levando-a no seu colo, mostrou tudo a ela, ensinou a dar "bóia" aos bichos e mostrou o poço, que era fundo e perigoso. No almoço, estávamos todos reunidos e João, em um banquinho afastado das visitas, foi servido e lá começou a comer, uma das convidadas questionou o fato de não partilhar da mesa conosco e a resposta veio que se o colocasse junto a nós, faria muita sujeira e ele já está acostumado a comer nos cantos. Esse episódio gerou mal estar em alguns como nós, que ão estávamos habituados ao cotidiano de João, que não se importava e dizia, eu gosto de comer aqui, ficou marcado na memória.
Soloí.







               Olá,
aqui registrarei hoje minha participação no fórum sobre o vídeo assistido na interdisciplina Filosofia da Educação.
Percebo através do vídeo de Leandro Karnal que, realmente as redes sociais causam impacto no cotidiano das pessoas tornando-as dependentes. O crescimento descontrolado e na maioria das vezes mal direcionados ou editados das informações, chocam-se entre verdade e inverdade, o que contribuí para a perda do controle do certo e errado, banalizando toda essa rede de informações, na maioria sem autoria, mas com total autonomia de invadir todos os espaços virtuais sociais fermentando a curiosidade do ser humano de se propiciar a arte da fofoca, causando  descontrole total contrastando com  noticia original.

Soloí.






        Olá turma,
chegamos a mais uma etapa rumo ao diploma tão sonhado, O semestre anterior foi exaustivo para muitas, assim como para mim, mas a vontade de chegar ao final é maior que a de parar, e este semestre já está sendo muito interessante.
A todas e todos bem vindos, estamos juntos nessa caminhada.
Abraço.
Soloí

domingo, 9 de julho de 2017




 Olá,

 semestre desafiador esse do Eixo 5, foram muitas  dificuldades, mas espero que tenha conseguido produzir um desempenho razoável,para ser merecedora do diploma tão sonhado.

agora é tentar fazer a síntese das aprendizagens.

Boa sorte a todas.

Soloí.











         Olá,
Minha participação n fórum. Organização do Ensino Fundamental.

A gestão escolar acontece quando todos querem um mesmo objetivo. O que nem sempre é contemplado, jogos de interesse, favorecimentos, ou apenas por não chegarem a um consenso, afetando todo um currículo escolar que deveria ser priorizado.
Na escola que atuamos tudo vem praticamente pronto hierarquizado, o que se faz são ajustes, adaptações para que o aluno receba de forma clara e dinâmica. A busca de modelos de escola democráticas evidencia ser experimental, porque ao final, acabamos por fazer o que nos é determinado para não prejudicar nossos aprendizes e nem a nós mesmos. e nessas experiências nos envolvemos para manter nosso foco, ser transmissor de conhecimento, fazendo justiça a nossa formação. 
Os conceitos trabalhados nesta interdisciplina nos trouxeram informações para que a mudança aconteça de forma natural, fazendo a ponte entre escola e comunidade, e como somos agente transformadores, temos um longo e desafio. O de fazer acontecer.










       Olá.
A aula presencial do dia 3/7 foi muito proveitosa, fizemos grupos para discutir temas aos quais interferem em nosso dia a dia escolar positivamente, como a gestão democrática e o conselho escolar.
Todas as escolas deveriam ter um conselho, e fazer valer a democracia para que benefícios sejam contemplados. pena que na prática, isso não acontece.
abraço;  Soloí