terça-feira, 15 de setembro de 2015
Olá.
Pessoal, adorei as disciplinas que nos foram apresentadas no dia 14/09/15, Fundamentos da Alfabetização e Escolarização Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica.
A professora Ana Maria apresentou uma forma de repensar a educação para qualificá-la, especialmente no processo de alfabetização. Os recursos utilizados na aula provocou a reflexão da importância que tem o primeiro ano de alfabetização. Entendi que a criança precisa nos primeiros anos de repetição e associação, não da escrita, o que disponibiliza a criança um aprendizado mais completo e gradativo. Atuando desta forma teremos resultados positivos garantido no desenvolvimento da criança. Adorei a forma com que a professora Ana me fez identificar essa metodologia, suas atividades pedagógicas ministradas foram de um aprofundado valor e benefício nessa caminhada.Realmente ela nos fez sentir o que uma criança na fase da alfabetização necessita em termos de confiança e conquista para que seu aprendizado seja efetivo.
As professoras Simone e Caroline fizeram um resgate evocando memórias através de objetos levados e compartilhados com todos, nesses depoimentos, vários se entrelaçaram, por apresentarem sempre algo em comum, como a afetividade, mesmo em histórias tristes. Dessa forma então, iniciaram as atividades com a apresentação do cronograma deste semestre, o que a disciplina nos proporciona e o que espera que façamos como retorno. Nos foi disponibilizado o vídeo "Dona Cristina Perdeu a Memória", o qual muitas se identificaram em experiência ( algo vivenciado com mãe, avó, tia..) evocando memórias e resgates que ainda são pertinentes no dia a dia de cada uma.
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Olá colegas.
Hoje estou aqui para colocar todo o pesar de ter perdido a aula do dia 31/08, sou de uma comunidade humilde, sei que todos temos direito de ir e vir, porém, desde que instalou-se esse caos no salário do funcionalismo estadual, vemos e vivenciamos várias demonstrações de indignação, todas com total razão, diga-se de passagem.
Estou me solidarizando com os colegas, ressaltando aqui minha indignação. Somos todos fundamentais nesse processo de educação e aprendizado, não existe um policial, um gerente, um engenheiro, que não tenha passado pelas mãos e amor de um professor.
Provavelmente perdi uma aula excepcional nesta segunda, porém, além da solidariedade com os colegas do funcionalismo, fica aqui meu desabafo e indignação: Até quando?
Abraços solidários a todos os colegas.
3- Aprendizagens sobre a apresentação do worshop.
A preparação foi totalmente de descobertas, pois as ferramentas qe utilizei, como preparação de slides, era totalmente desconhecida para mim, precisei de muita ajuda, e persistência, porque lidar com o desconhecido sempre vai assustar, mesmo as corajosas. Sintetizar o que eu queria passar de conteúdo e informação foi impressionante. estar em frente a professora e as colegas, por incrível que possa parecer, não causou-me nervosismo, talvez por perceber que estaríamos todas na mesma situação e, se você passar tranquilidade, tudo fica mais fácil e natural. Me permiti, tentei passar ao máximo essa trajetória através da minha prática, fui a primeira a apresentar do grupo. E, observando o vídeo após a apresentação, percebi o quanto ainda estamos leigas em todo esse processo e aguardo ansiosa novos desafios e experiências, junto às colegas, professores e tutoras da Universidade.
2- Aprendizagens sobre o processo de elaboração do texto da síntese reflexiva para o workshop.
Reuni-me com colega várias vezes para elaborar o texto, buscando colocar o aprendizado e prática juntos, percebi nessa caminhada que me identifiquei muito com a interdisciplina da corporeidade, e que de alguma forma, todas as interdisciplinas faziam e ainda fazem parte do dia a dia em nossa escola. O PPP da escola que até então, era praticamente um desconhecido, abriu novos horizontes, produzindo encaminhamentos de qualidade e com resultados excelentes.
Construir essa trajetória foi um desafio, pois colocar tua prática e vivência ao mesmo tempo, foi extremamente maravilhoso, pois esse aprendizado faz parte da caminhada rumo a novas ideias e conhecimento, e permitiu também, fazer uma reflexão de valores, tanto educacionais, como pessoais.
1 - Aprendizagens sobre o processo de preparação e organização do workshop.
Partindo de que todo o conhecimento é infinito e toda a aprendizagem é válida, resumo aqui minha caminhada rumo ao workshop.
Em meio a mudanças, como passar de quarta-feira para a segunda-feira, acarretou no atraso das atividades e consequentemente, desespero nessa primeira fase do workshop. Apesar da falta de acesso ao sipeada, e conseguir quase no final do semestre, contribuiu muito para que nas notas, ficasse com B e A nas atividades.
Foi extremamente complicado conseguir dados para a preparação do workshop, pois a organização de conteúdos, que era extenso, estava toda atrasada e a correria, inevitável, e ainda com atividades ainda sendo postadas. Mas como a nossa profissão é guerreira naturalmente, consegui por vencer essa etapa rumo ao aperfeiçoamento profissional. Reunir todas as atividades em um único trabalho exigiu concentração, revisão e muita ajuda de colegas e tutorias, pois muitas eram as dúvidas. Essa expectativa de reunir em um único documento toda a trajetória de aprendizagem desse primeiro semestre gerou conflitos com o tempo, que parecia correr mais que nossa capacidade.
Contudo, a pratica em sala de aula dos conteúdos apresentados foram fundamentais nesse período de preparação e organização do workshop, etapa vencida então, partimos a próxima fase.
sábado, 22 de agosto de 2015
Olá,
Chegamos ao segundo semestre da Pedagogia EAD da UFRGS, o retorno foi maravilhoso, rever colegas, professores e tutores, ah, os tutores... a minha tutora quase enlouqueceu comigo, espreo neste semestre, dar menos trabalho ou, acabar por enlouquecê-la de vez! (brincadeirinha).
Depois de uma pausa merecida, voltamos ao Campus POA, para a retomada das aulas do segundo semestre.
Os trabalhos realizados neste dia, uma dinâmica de avaliação do primeiro semestre do curso em grupo, foram absolutamente necessários para que possamos ingressar nesse novo período com maior tranquilidade. Essa dinâmica oportunizou a discussão dos trabalhos realizados, seus pontos positivos e negativos favorecendo um melhor encaminhamento das atividades e organização futura. Dentro dessa discussão, os pontos positivos foram elogiados , e os negativos, discutido , produzindo ideias e inovações.
Estamos prontas para o recomeço das atividades, e sabemos todas, que podemos contar com o diálogo e organização de todas e todos, para que este semestre seja melhor do que o primeiro e orientação dos que virão nessa jornada rumo a formatura.
agradeço, sei que ninguém anda sozinho, por isso, conto sempre, com o apoio e diálogo de todos nessa próxima etapa .
Beijocas.
sábado, 13 de junho de 2015
Hoje, 13 de junho de 2015, dia de Santo Antônio, tivemos na escola, a entrega das avaliações. Como previsto, poucos foram os pais que compareceram para conferir as avaliações de seus filhos. Dentre aqueles que compareceram então, destaco um pai , (que nunca fora a reunião) contestando a nota da filha em uma determinada matéria, afirmando que ele e toda a família haviam se mobilizado para a confecção do trabalho proposto. Ora, um trabalho feito lá em março, no início das atividades letivas, a título de conhecimento sobre a família, afirmava o pai, que era esse o trabalho da filha, tanto que, foi até a sua casa e voltou com o mesmo, ao qual expliquei, que, não poderia ter avaliado tal trabalho, se a data de entrega estava marcada para abril, e este como relatei, já havia sido avaliado.
Pois bem, nos deparamos com todo o tipo de pai, mãe, família na escola, é tamanha a incompreensão e a atitude, quando se percebe que, o trabalho do professor é intenso e vai além dos muros da escola e a pedagogia , está sempre presente nessa mediação perante os pais e familiares da comunidade. Avalio o dia de hoje, como um ponto a acrescentar nesse aprendizado progressivo da Pedagogia, e que venham mais desafios.
Abraços.
Assinar:
Comentários (Atom)