quarta-feira, 2 de setembro de 2015
2- Aprendizagens sobre o processo de elaboração do texto da síntese reflexiva para o workshop.
Reuni-me com colega várias vezes para elaborar o texto, buscando colocar o aprendizado e prática juntos, percebi nessa caminhada que me identifiquei muito com a interdisciplina da corporeidade, e que de alguma forma, todas as interdisciplinas faziam e ainda fazem parte do dia a dia em nossa escola. O PPP da escola que até então, era praticamente um desconhecido, abriu novos horizontes, produzindo encaminhamentos de qualidade e com resultados excelentes.
Construir essa trajetória foi um desafio, pois colocar tua prática e vivência ao mesmo tempo, foi extremamente maravilhoso, pois esse aprendizado faz parte da caminhada rumo a novas ideias e conhecimento, e permitiu também, fazer uma reflexão de valores, tanto educacionais, como pessoais.
1 - Aprendizagens sobre o processo de preparação e organização do workshop.
Partindo de que todo o conhecimento é infinito e toda a aprendizagem é válida, resumo aqui minha caminhada rumo ao workshop.
Em meio a mudanças, como passar de quarta-feira para a segunda-feira, acarretou no atraso das atividades e consequentemente, desespero nessa primeira fase do workshop. Apesar da falta de acesso ao sipeada, e conseguir quase no final do semestre, contribuiu muito para que nas notas, ficasse com B e A nas atividades.
Foi extremamente complicado conseguir dados para a preparação do workshop, pois a organização de conteúdos, que era extenso, estava toda atrasada e a correria, inevitável, e ainda com atividades ainda sendo postadas. Mas como a nossa profissão é guerreira naturalmente, consegui por vencer essa etapa rumo ao aperfeiçoamento profissional. Reunir todas as atividades em um único trabalho exigiu concentração, revisão e muita ajuda de colegas e tutorias, pois muitas eram as dúvidas. Essa expectativa de reunir em um único documento toda a trajetória de aprendizagem desse primeiro semestre gerou conflitos com o tempo, que parecia correr mais que nossa capacidade.
Contudo, a pratica em sala de aula dos conteúdos apresentados foram fundamentais nesse período de preparação e organização do workshop, etapa vencida então, partimos a próxima fase.
sábado, 22 de agosto de 2015
Olá,
Chegamos ao segundo semestre da Pedagogia EAD da UFRGS, o retorno foi maravilhoso, rever colegas, professores e tutores, ah, os tutores... a minha tutora quase enlouqueceu comigo, espreo neste semestre, dar menos trabalho ou, acabar por enlouquecê-la de vez! (brincadeirinha).
Depois de uma pausa merecida, voltamos ao Campus POA, para a retomada das aulas do segundo semestre.
Os trabalhos realizados neste dia, uma dinâmica de avaliação do primeiro semestre do curso em grupo, foram absolutamente necessários para que possamos ingressar nesse novo período com maior tranquilidade. Essa dinâmica oportunizou a discussão dos trabalhos realizados, seus pontos positivos e negativos favorecendo um melhor encaminhamento das atividades e organização futura. Dentro dessa discussão, os pontos positivos foram elogiados , e os negativos, discutido , produzindo ideias e inovações.
Estamos prontas para o recomeço das atividades, e sabemos todas, que podemos contar com o diálogo e organização de todas e todos, para que este semestre seja melhor do que o primeiro e orientação dos que virão nessa jornada rumo a formatura.
agradeço, sei que ninguém anda sozinho, por isso, conto sempre, com o apoio e diálogo de todos nessa próxima etapa .
Beijocas.
sábado, 13 de junho de 2015
Hoje, 13 de junho de 2015, dia de Santo Antônio, tivemos na escola, a entrega das avaliações. Como previsto, poucos foram os pais que compareceram para conferir as avaliações de seus filhos. Dentre aqueles que compareceram então, destaco um pai , (que nunca fora a reunião) contestando a nota da filha em uma determinada matéria, afirmando que ele e toda a família haviam se mobilizado para a confecção do trabalho proposto. Ora, um trabalho feito lá em março, no início das atividades letivas, a título de conhecimento sobre a família, afirmava o pai, que era esse o trabalho da filha, tanto que, foi até a sua casa e voltou com o mesmo, ao qual expliquei, que, não poderia ter avaliado tal trabalho, se a data de entrega estava marcada para abril, e este como relatei, já havia sido avaliado.
Pois bem, nos deparamos com todo o tipo de pai, mãe, família na escola, é tamanha a incompreensão e a atitude, quando se percebe que, o trabalho do professor é intenso e vai além dos muros da escola e a pedagogia , está sempre presente nessa mediação perante os pais e familiares da comunidade. Avalio o dia de hoje, como um ponto a acrescentar nesse aprendizado progressivo da Pedagogia, e que venham mais desafios.
Abraços.
domingo, 24 de maio de 2015
Assistindo um vídeo colocado no PEAD2, não pude deixar de exclamar minha revolta.
Ser professor hoje em dia, é ter uma profissão de alto risco, pois estamos expostos a todo o tipo de psicopata em sala de aula, os assédios, a falta de educação, evidencia uma educação familiar decadente, onde a escola é colocada como último recurso aos alunos que os pais e governo não mais toleram. É humilhante saber que colegas de profissão passam por estas situações e que são cada vez mais comuns nas escolas. Ora, o professor não ganha o suficiente para estar em sala de aula, se o faz, é por amor, fico imaginando como será se esta profissão maravilhosa for extinta, pois sei que está correndo sério risco. Fica aqui meu desabafo e solidariedade aos professores que sofrem ou sofreram com atitudes abusivas de alunos, e a eles me resta apenas lamentar, pois temo que o futuro da Nação, esteja seriamente comprometido, quando esses alunos tiverem poder de decisão Nacional.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Segundo Zabala, os métodos globalizados para a organização do conhecimento da escola, tem o ensino como desenvolvimento de todas as capacidades de aprendizado do ser humano para intervir e o integrar na sociedade. O fazer e o poder fazer, devem andar juntos, pois são base para o foco do aprendizado. Por não termos ideia do grau do conhecimento do aluno temos o ensino como objeto desafiador para estimular o aprendizado e garantir resultado satisfatórios.
Cada professor pode estabelecer métodos de aprendizado visando a capacidade e autonomia de forma criativa garantindo a qualidade no desempenho do aluno. Formas tradicionais como provas, geram documentos de níveis de aprendizagem que assustam, mas são necessárias como contexto avaliativo, no entanto, a recuperação, tende a ser uma forma menos "agressiva", se constituídas de métodos que desafiem o aluno a buscar o que realmente aprendeu. Convivendo com alunos de quinto ano, percebo a necessidade de coisas novas, que realmente os instiguem na busca do aprendizado, oportunizar o relato de suas descobertas, pode ser uma alternativa, e para o professor, uma maneira de estabelecer um aprendizado dinâmico, atrativo e com ótimos resultados. Nessa experiência, percebi que a diversidade das atividades propostas pela escola, se misturaram, mas garantiu também que fixassem o aprendizado. Estabelecer uma relação do aluno com suas vivências cotidianas permite uma educação ampla e clara e fortalece seus laços com sua origem e a formação do seu caráter como futuro cidadão.
terça-feira, 5 de maio de 2015
O Direito à Escola.
O direito a liberdade, que foi estabelecido na Constituição Federal, nos favoreceu em muitas das conquistas adquiridas ao logo dos anos. A Escola é uma das mais importantes conquistas do indivíduo para exercício da sua cidadania. hoje, não tem idade pré estabelecida para se entrar na Escola, isto é, na infância já temos esse direito, mas a partir da consideração de ser um espaço social, nos proporciona resgatar a cidadania através desta instituição. Em um tempo onde a família diversificou, modificou, se estabeleceu a necessidade da escolaridade, levando em conta que é direito legal de todos, não se estabelece prazo para o retorno do convívio escolar. Nos conscientizar que a educação é importante gera grandes desafios, pois a diversidade dentro da comunidade escolar, tem um contexto real de dificuldades que precisam de atenção para garantir o respeito a liberdade e apreço a tolerância, considerando sempre que a Escola é uma instituição de ensino formadora de futuros cidadãos. À Escola, compete desenvolver uma pedagogia participativa e democrática,e a nós, professores, sermos intermediadores nas diversidades, para que se estabeleça um convívio harmonioso no espaço escolar.
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