sábado, 20 de maio de 2017
EU,
novamente. Colocando em dia o Blog.
Minha participação no fórum Organização do Ensino Fundamental.
"O caríssimo Professor Carlos Roberto Jamil Curi, em sua oratória, discursou pontos que associo ao meu dia a dia como professora da Educação Infantil. Trabalho com uma turma cuja faixa etária está entre três e quatro anos (Maternal II B), crianças evoluídas, curiosas, com ânsia de querer e ter tudo no momento que elas solicitam, o que me levou a refletir que a educação mesmo com todo a sua trajetória histórica de evolução e estagnação, ainda não alcançou seu objetivo mor, formar cidadãos plenos de conhecimento e íntegros nas atitudes. Dois pontos cito aqui, um, no momento do questionamento: "Quem é o sujeito da educação?"A família decidia quando e como seriam educados, onde coloca a família como responsável pela educação dos filhos, e: " A quem compete educar?" que seria uma decentralização das responsabilidades e deveres, o qual foi logo engavetado na época. Falou que a família e a educação escolar podem serem parceiras , mas na realidade de hoje, trabalhando com os pequenos, não é o que acontece. A inversão de papeis entre pais e professoras nos coloca na obrigação de abrir mão da educação escolar para assumir a orientação que lhes é de responsabilidade, como definir limites e respeito por exemplo, para que, aos seus quinze anos, seja um sujeito capaz de fazer essa escolha que determinará o seu futuro (sonho de professora). "
A educação escolar tem seu início na Educação Infantil.
Bom dia.
Gostei muito do trabalho das meninas Alessandra, Kassandra , Ivonete e Daniela, que abordaram como todas, um assunto integrante na nossa vida desde o nascimento, a ANSIEDADE.
O estudo realizado sobre esse tema, prendeu a minha atenção pelas informações que até então desconhecia e que que podem causar crises, mesmo que, pareçam insignificantes aos nossos olhos. essas fobias consideradas, atuam plenamente em nosso dia a dia, em um tempo que, parar para relaxar e pensar, é algo quase impossível, porém, necessário.
O ser humano é ansioso por natureza, isto é, já nasce assim, quer tudo na hora, essa atitude gera desordem afetando a si mesmo (gerando patologia) e todos que o cercam sem se dar conta que o tempo é um aliado poderoso para evitar tais crise.
( Postagem que fiz no fórum de Psicologia da Vida Adulta)
Soloí.
Bom dia.
Fiquei alguns dias sem estar em contato ou fazer atividades por problemas técnicos, mas agora estou de volta para colocar tudo em dia, inclusive com as as colegas Michele, Mariângela, Eliane e Mara, estivemos em contato pelo watzap, mas ficou muito precária a minha participação no grupo, mesmo assim, com a ajuda fundamental e apoio das gurias, vencemos várias etapas. Só tenho a agradecer os anjos da minha vida pela paciência e compreensão.
Estou de volta.
Soloí
sábado, 6 de maio de 2017
Bom Dia.
Somos responsáveis por aquilo que cativamos, diz no livro mais famoso "O pequeno Príncipe". Assim, nós professores nos sentimos ao ministrarmos conteúdos e atividades aos educandos. Que somos responsáveis pelo grau de conhecimento adquirido por eles.
O professor é o agente transformador, aquele ao qual o aluno tem como referências em suas metas, é o orientador que direciona o caminho a ser seguido no propósito da aprendizagem. Estar em sintonia com o aluno em sala de aula produz efeitos magníficos, por isso que ser o que somos, professores, faz de nós responsáveis. Amar a profissão é primeiro passo pra cativar. Boa reflexão.
Maria Soloí
Assinar:
Postagens (Atom)