domingo, 25 de fevereiro de 2018








        Olá. Sobre Preconceito,
  O preconceito é real, pessoas especiais, com alguma deficiência, negros, índios, baixos, altos, magros, gordos, pessoas ditas "normais, todos, sem distinção, por A ou B, sofrem ou já sofreram algum tipo de preconceito, é algo que está dentro de nós, como ma doença perigosa e contagiosa, e precisamos urgentemente tratar. 
Existem leis que nos orientam que nos dão direitos, e cobram deveres, mas, acima de tudo, existe algo que muitos não exercitam, o respeito ao próximo, a cura real de todo e qualquer tipo de preconceito. quando as pessoas usarem desse antídoto continuamente, com certeza, teremos a extinção de todo e qualquer preconceito.

 Beijos.

domingo, 10 de dezembro de 2017










             Bom dia.


" O objetivo principal da educação nas escolas deveria ser a formação de homens e mulheres que são capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram. Os homens e mulheres que são criativos, incentivos e descobridores que podem ser críticos, verificar, e não aceitar, tudo o que lhes é oferecido."


Jean Piaget






   Bom dia.

Registro aqui as orientações que merecem ser destaques nesse eixo VI.

PIAGET


Os princípios de nossa lógica começam a se instalar antes da aquisição da linguagem, gerando-se através da atividade sensorial e motora em interação com o meio, especialmente o meio sócio-cultural. A maturidade segundo Piaget vem a seu tempo, assim como o desenvolvimento.

Tivemos como base nas interdisciplinas orientações de Piaget , Paulo Freire e vários outros autores contribuindo para a construção de um aprendizado mais aprofundado e satisfatório.

Maria Soloí

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017








                       Meu trabalho será com relação a Pluraridade Cultural

Porque:
Trabalho com o Maternal II B, e me chamou atenção uma mãe questionar o que iríamos trabalhar no projeto “ AS DIFERENÇAS”, pois não queria que sua filha aprendesse sobre a cultura negra e a religiosidade, Orixás, etc.


ROTEIRO



O que é a Pluralidade Cultural:

Como se desenvolve:

Reconhecimento da existência de vários povos:

Os que mais sofrem nesta pluralidade:

Dificuldades de trabalhar essas questões na escola.







                              PLURALIDADE CULTURAL



Autora:

MARIA SOLOÌ CASSOL LOPES.


Conceito desenvolvido:

Pluralidade Cultural.
A Pluralidade Cultural está relacionada com a multiculturalidade de uma Nação, ou seja, quando encontram-se reunidos em um mesmo espaço vários tipos de manifestações, culturas e tradições diferentes… A pluralidade cultural de um País é caracterizada pela aceitação da sua diversidade cultural.
(https://www.google.com.br/)



Apresentação:
Maria Soloí.
Desenvolvimento:
A Pluralidade Cultural é abundante em nosso País e celebrada em diferentes áreas da cultura como por exemplo, na publicidade, em reportagens, programas de televisão e cinema ambientadas em locais culturais distintos, leis que estabelecem direito a cultura, religiosidade, acesso a bens, serviços e espaços de cidadania.
Os diferentes grupos de imigrantes, ao se estabelecerem nesta terra, tiveram de se organizar, e nessa nova vida implantaram sua cultura mantendo o referencial cultural do país de origem.
Porém, o reconhecimento de um grande número e povos, formas de vida, línguas faladas, não significou a dissolução das diferenças, rotulando o Brasil como um País plural e desigual.
Entre os povos que constroem essa diversidade cultural, destaco dois historicamente marginalizados e oprimidos, os índios e os negros.
E trabalhar a diversidade tem sido um desafio, apesar do apoio da mídia, às escolas tem tido dificuldades em trabalhar a Pluralidade Cultural apesar das diferentes abordagens pedagógicas, uma, por alguns pais não entenderem ainda, outa, pelo sistema educacional, que nos delega tarefas como a de moldar nossos alunos e apontá-los em uma mesma direção, a vida social, como se existisse apenas um único modelo de sociedade e cultura. A que nos é determinada.
Nós professores, temos uma importante missão, de orientar nossos alunos ao bem maior, que é cuidar do seu colega, respeitar, e, principalmente sentir-se bem no ambiente escolar, no meu caso, trabalhando os valores mínimos, a tendência é aumentar a igualdade entre todos, independente da cor, raça, etnia, condição social ou física.







        FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

TEXTO: A SOMBRA DESTA MANGUEIRA
PAULO FREIRE


O texto reproduz as angústias que causam frustrações como educadora. O medo de errar, a condição política e social que estamos vivenciando, a informatização acelerada, falta de estrutura física nas escolas e envolvendo a nossa profissão como a desestruturação financeira por conta dos salários, toda essa realidade que nos é diária, afetando o emocional e psicológico, as vezes até, influenciando em diretamente no exercício cotidiano, nos convida a uma profunda reflexão: Somos capazes de implantar a mudança capaz de prover um futuro crítico e humano aos nossos alunos? Eu acredito que sim, pois apesar de todas as adversidades que enfrentamos, fazemos o que amamos, isso se dá quando oferecemos oportunidades de questionamentos nas atividades e conteúdos, incentivando os pequenos a buscarem soluções por eles mesmos, ousando em sala de aula, o tanto quanto nos é permitido, nos colocando a disposição na troca do dar e receber conhecimento para que o entendimento seja igualitário e produtivo, sem que o aluno fique a realizar suas atividades automaticamente. Quantas vezes não nos deparamos na condição de Pedro, que faz tudo parecer rotineiro, comum, porém, não podemos perder o foco principal do dia a dia a dia, que é estabelecer uma conduta favorável a condição de educador, construindo diariamente algo novo, que nos dispomos a realizar.  
                           
   PSICOLOGIA


TEXTO: EPISTEMOLOGIA GENÈTICA. Tânia B. I. Marques

A criança não nasce sabendo, e sua evolução se dá por etapas através de concepção de mundo, quanto mais ela explora, mais capacitada no domínio do conhecimento no seu meio, onde está inserida.

TEXTO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. Jean Piaget

Defende o conhecimento como sendo natural e progressivo enquanto a aprendizagem ocorre por etapas e depende dos acontecimentos que envolvem a criança.

TEXTO: O CONSTRUTIVISMO E A SUA FUNÇÂO EDUCACIONAL. Lino de Macedo

Ocorre através da exploração do conhecimento, a partir do conteúdo a ser trabalhado e independe das maneiras convencionais de ensino, podendo ser por pesquisa, roda de discussão, busca de materiais colocando a criança como protagonista do aprendizado.

VÌDEO: INTRODUÇÂO A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Yves de La Taile

É um processo de aquisição de conhecimento e capacitação contribuitiva para a formação do ser ao longo da vida.

VÌDEO: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO. Fernando Becker

De acordo com suas palavras, o conhecimento é evolutivo através da leitura, percepção e interpretação. A aprendizagem ocorre através da conexão equilibrada, expontânea e gradativa.

VÌDEO: JEAN PIAGET APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO ESCOLAR. Josá Antônio Castorina

É um desafio intelectual, transformação na didática, especialmente na matemática, onde transcorre a mudança da psicologia deixando de ser o conhecimento de referência para investigar o próprio desenvolvimento para contribuir para no aprendizado.

TED X UNISINOS. MAIS LABORATÒRIO, MENOS AUDITÓRIO. Fernando Becker

A transformação começa na modificação dos verbos repetir e copiar, para inventar, buscar, investigar tendo como enfoque o laboratório saindo do método convencional.

TED X UNISINOS, APRESENTAÇÂO,. Fernando Becker


Defende uma escola como um espaço para experimentar. Auditório define como algo pronto, que já se sabe, enquanto o laboratório exerce a experimentação, se faze pergunta e formula hipóteses, tendo como base, Piaget e Freire, para inovar a educação.