domingo, 18 de setembro de 2016





    Olá,
outro dia estava na escola em momento de reflexão e escrevi...

... Todos os dias nos deparamos com diversos momentos que tornam-se quase imperceptíveis, por exemplo: o acordar após uma noite bem ou mal dormida, uma simples escovação dentária ou de cabelos, a roupa, o trajeto até o trabalho... o dia torna-se habitual e corriqueiro, ou quase a não ser por um detalhe ou outro, tornando -o um dia único. O que faz esse dia ser assim? chegando na escola, encontramos os sorrisos de nossas crianças, os olhares, as brincadeiras, as gargalhadas e até mesmo, a bagunça da sala de aula. nesse momento é perceptível a responsabilidade do professor, você pensa o quanto esta vida depende de do que é transmitido, o quanto nos tronamos referência aos alunos que atendemos, e para nós, o valor daquelas vidas que temos em nossas  mãos, o quanto nos são preciosas frágeis e dependentes. Temos o dom? O encanto? Sim, respondo, a maneira sútil de lidar com esses momentos diferenciados está na nossa capacidade de nos colocarmos a serviço dessas pequenas vidas causando ao longo do dia um impacto positivo levado para toda a infância, e talvez ainda para toda a vida desses pequenos aprendizes, por esse motivo somos chamados de Professores ou se preferirem Mestres.




Bom dia,


analisando o texto de Rubem Alves fiquei impressionada como ele identificou e nomeou as escolas da nossa realidade, o que demonstra que o ensino precisa de medidas urgentes há muito tempo, e o sistema acaba como sempre, empurrando com a "barriga", deixando a educação tornar-se cada vez mais uma instituição de ensino falida, que não prevê perspectiva positiva de se erguer e tornar-se a maior e melhor referência e cultivadora de futuros cidadãos. enquanto a hipocrisia, o favorecimento e a corrupção falar mais alto, ficamos nós professores, amantes do ensino, lutando para que pelo menos, os alunos que passam por ossas mãos, façam a diferença.

Ser professor é um ato de coragem e amor ao próximo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016




 Olá,
hoje vou falar um pouco sobre o trabalho em andamento Diversidade e Preconceito. Ainda não consegui acesso a página para o acompanhamento, consegui apenas postar um comentário, o qual vou dividir aqui com vocês:

Por que há preconceito em meio à diversidade?


"Não nascemos preconceituosos, a partir do momento que somos inseridos na sociedade, aprendemos a conceber vícios que ao ongo do tempo  vão se tornando parte de nós, do caráter. Hoje vivemos em uma sociedade mascarada, onde se faz reverência a manipulação de ideias, opiniões, envolvendo com plenitude a consciência humana transferindo reações perjurativas para todos os lados, seja com a questão da mulher, homofóbica, racial, constitucional, de direitos, esquecendo- nos que os deveres devem tornar-se prioridade, e que pré- julgar é algo que devemos abolir do nosso convívio social."

beijos.

domingo, 4 de setembro de 2016






                            Olá turma.



                     Retornamos neste dia 29 de agosto de 2016 após um breve período de recesso e após termos passado em mais uma fase do Workshop, ou, WORKCHOQUE, como algumas colegas gostam de pronunciar. Enfim, estamos prontas para mais um semestre, o quarto, que lembra estar na metade do curso.
                      Tivemos muitas práticas e aprendizagens, e no eixo IV esperamos superar nossas dificuldades, agregar conhecimento e interagir com muita energia no exercício ao qual nos propomos.

Sejam então bem vindas para mais esta etapa.

Beijos.

quinta-feira, 14 de julho de 2016




      Olá.




Tenho na sala um menino autista, pela informação que obtive ao entrar na escola, passava a maior parte do tempo dormindo por causa dos remédios que toma. Não era incentivado a a estar em grupo.
De acordo com o que venho construindo junto ao curso e principalmente nesta Interdisciplina, a Ludicidade, comecei a executar atividades nas quais despertaram seu interesse pelas brincadeiras. Foi tamanha a diferença, que foi além da sala de aula, para o pátio, na pracinha e fora do contexto escolar invadindo seu lar e mudando seus hábitos e vontades. Sua avó estranhou o menino, por sua ânsia de estar inserido em um grupo, que reclamou e o mantém em casa mais tempo do que na escola, pois sua última atividade na escola o deixou muito eufórico e agitado. Faz alguns dias que não frequenta a escola, mas tenho a certeza que este aprendizado e convívio global, não limitado, o acompanhará para sempre.

Achei que gostariam de compartilhar comigo esta alegria.

Beijos.



 Olá.




As Interdisciplinas de Música e Ludicidade proporcionaram nesse semestre um avanço significativo nas atividades ministradas em sala de aula.
Essas atividades motivaram e abriram espaço a novas ideias projetando e adaptando aos pequeninos do jardim IB, turminha a qual trabalho. A aceitação foi unânime e participativa, especialmente a adaptação que fiz do jogo dos números, foi muito divertido, consegui envolver as crianças e também a prof. auxiliar, além do aprendizado, construímos ótimas risadas, tal qual aconteceram em sala de aula praticando o jogo.

Beijos.



  Olá.

Brincar é importante porque...
Todo o aprendizado caracteriza evolução, assim as brincadeiras contribuem para a formação. Desde o nascimento, somos estimulados ao aprendizado através das brincadeiras. O primeiro sorriso, através das caretas feitas por nossos pais, primeiras palavras, o caminhar, atividades como comer, ir ao banheiro, como se comportar ao sair ou estar em casa, os limites, tudo nos foi introduzido pelo brincar. A menina a ser dona de casa brinca de “casinha”, o menino, de aviador, motorista, médico, policial, o futuro previsto já através do brinquedo.

Na sala de aula, o brincar torna o conhecimento mais divertido, a criança desperta a vontade de voltar, de construir através do lúdico orientado, ficando tudo mais alegre e colorido, fácil de memorizar.