domingo, 18 de setembro de 2016
Olá,
outro dia estava na escola em momento de reflexão e escrevi...
... Todos os dias nos deparamos com diversos momentos que tornam-se quase imperceptíveis, por exemplo: o acordar após uma noite bem ou mal dormida, uma simples escovação dentária ou de cabelos, a roupa, o trajeto até o trabalho... o dia torna-se habitual e corriqueiro, ou quase a não ser por um detalhe ou outro, tornando -o um dia único. O que faz esse dia ser assim? chegando na escola, encontramos os sorrisos de nossas crianças, os olhares, as brincadeiras, as gargalhadas e até mesmo, a bagunça da sala de aula. nesse momento é perceptível a responsabilidade do professor, você pensa o quanto esta vida depende de do que é transmitido, o quanto nos tronamos referência aos alunos que atendemos, e para nós, o valor daquelas vidas que temos em nossas mãos, o quanto nos são preciosas frágeis e dependentes. Temos o dom? O encanto? Sim, respondo, a maneira sútil de lidar com esses momentos diferenciados está na nossa capacidade de nos colocarmos a serviço dessas pequenas vidas causando ao longo do dia um impacto positivo levado para toda a infância, e talvez ainda para toda a vida desses pequenos aprendizes, por esse motivo somos chamados de Professores ou se preferirem Mestres.
Bom dia,
analisando o texto de Rubem Alves fiquei impressionada como ele identificou e nomeou as escolas da nossa realidade, o que demonstra que o ensino precisa de medidas urgentes há muito tempo, e o sistema acaba como sempre, empurrando com a "barriga", deixando a educação tornar-se cada vez mais uma instituição de ensino falida, que não prevê perspectiva positiva de se erguer e tornar-se a maior e melhor referência e cultivadora de futuros cidadãos. enquanto a hipocrisia, o favorecimento e a corrupção falar mais alto, ficamos nós professores, amantes do ensino, lutando para que pelo menos, os alunos que passam por ossas mãos, façam a diferença.
Ser professor é um ato de coragem e amor ao próximo.
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
Olá,
hoje vou falar um pouco sobre o trabalho em andamento Diversidade e Preconceito. Ainda não consegui acesso a página para o acompanhamento, consegui apenas postar um comentário, o qual vou dividir aqui com vocês:
Por que há preconceito em meio à diversidade?
beijos.
domingo, 4 de setembro de 2016
Olá turma.
Retornamos neste dia 29 de agosto de 2016 após um breve período de recesso e após termos passado em mais uma fase do Workshop, ou, WORKCHOQUE, como algumas colegas gostam de pronunciar. Enfim, estamos prontas para mais um semestre, o quarto, que lembra estar na metade do curso.
Tivemos muitas práticas e aprendizagens, e no eixo IV esperamos superar nossas dificuldades, agregar conhecimento e interagir com muita energia no exercício ao qual nos propomos.
Sejam então bem vindas para mais esta etapa.
Beijos.
quinta-feira, 14 de julho de 2016
Olá.
Tenho na sala um menino autista, pela informação que obtive
ao entrar na escola, passava a maior parte do tempo dormindo por causa dos
remédios que toma. Não era incentivado a a estar em grupo.
De acordo com o que
venho construindo junto ao curso e principalmente nesta Interdisciplina, a
Ludicidade, comecei a executar atividades nas quais despertaram seu interesse
pelas brincadeiras. Foi tamanha a diferença, que foi além da sala de aula, para
o pátio, na pracinha e fora do contexto escolar invadindo seu lar e mudando
seus hábitos e vontades. Sua avó estranhou o menino, por sua ânsia de estar
inserido em um grupo, que reclamou e o mantém em casa mais tempo do que na
escola, pois sua última atividade na escola o deixou muito eufórico e agitado.
Faz alguns dias que não frequenta a escola, mas tenho a certeza que este
aprendizado e convívio global, não limitado, o acompanhará para sempre.Achei que gostariam de compartilhar comigo esta alegria.
Beijos.
Olá.
As Interdisciplinas de Música e Ludicidade proporcionaram nesse semestre um avanço significativo nas atividades ministradas em sala de aula.
Essas atividades motivaram e abriram espaço a novas ideias projetando e adaptando aos pequeninos do jardim IB, turminha a qual trabalho. A aceitação foi unânime e participativa, especialmente a adaptação que fiz do jogo dos números, foi muito divertido, consegui envolver as crianças e também a prof. auxiliar, além do aprendizado, construímos ótimas risadas, tal qual aconteceram em sala de aula praticando o jogo.
Beijos.
Olá.
Brincar é importante porque...
Todo o aprendizado caracteriza evolução, assim as
brincadeiras contribuem para a formação. Desde o nascimento, somos estimulados
ao aprendizado através das brincadeiras. O primeiro sorriso, através das
caretas feitas por nossos pais, primeiras palavras, o caminhar, atividades como
comer, ir ao banheiro, como se comportar ao sair ou estar em casa, os limites,
tudo nos foi introduzido pelo brincar. A menina a ser dona de casa brinca de
“casinha”, o menino, de aviador, motorista, médico, policial, o futuro previsto
já através do brinquedo.
Na sala de aula, o brincar torna o conhecimento mais
divertido, a criança desperta a vontade de voltar, de construir através do
lúdico orientado, ficando tudo mais alegre e colorido, fácil de memorizar.
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