terça-feira, 27 de dezembro de 2016

 




         Olá,
Estudos Sociais


A história vista de outra forma a não ser especificamente cronológica, desperta nos pequenos o interesse e curiosidade, especialmente buscando compreender o mundo em que vivem, o ambiente que os cerca. observamos que, ao desempenharem seus dons e habilidades, de raciocínio e pesquisa a criança torna-se mais crítica e auto reflexiva,podendo ter uma opinião fundamentada nessa busca.
Portanto, todo o conhecimento obtido no seu meio, não pode lhes ser tirado mas sim, melhorado, adaptado ao currículo escolar.

beijos.








 Olá,


esta atividade pode ser desenvolvida no quarto e quinto ano na época do Hallowenn.
Descrição da atividade para alunos de quarto e quinto ano;

Seria elaborar na época em que se comemora o dia das bruxas, o jogo do copo.
Como funciona:
Em um tabuleiro, colocar na parte de cima as datas, e na parte debaixo as perguntas, no meio coloca-se o copo e os alunos brincariam com o suspense das perguntas e respostas, precisamente na disciplina de História. Se ainda estivesse ministrando aulas aos quintos anos, elaboraria essa brincadeira, que, com certeza iria ser um acontecimento, além de exercitar a memorização de acontecimentos e datas.













Parque dos Rosa

Centro de Canoas

Um novo espaço cultural e de lazer inaugurado há pouco tempo (em novembro), fez com que uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico, e vítima de vandalismos fosse devolvida a comunidade de forma a contribuir para o bem-estar dos canoenses.
O Parque dos Rosa abriga o Museu Hugo Simões Lagranha, uma cafeteria, um parquinho infantil e muitas árvores, as quais torna um momento de reunir a família mais gostoso.
Situado na Avenida Victor Barreto, no centro de Canoas, a casa dos Rosa sofreu uma reforma minuciosa desde agosto deste ano tornando-a um lugar tranquilo e agradável.











        Olá, voltando as postagens no Blog.

Estou retornando, porém ainda não está estabilizada a questão da internet em casa. De um jeitinho aqui, outro ali, tento colocar em dia as tarefas e o Portfólio. mesmo estando na correria de final de ano, com fechamento das atividades na escola e na Universidade. Sei que este semestre vou deixar muitas coisas para trás, e estou me esforçando para que ao menos, mude para o quinto semestre, que não está sendo muito fácil.
Então, chega de lamentações e vamos trabalhar até a internet permitir.
beijos.

sábado, 10 de dezembro de 2016






      Bom dia.

Texto sobre Multiplicação e Divisão.

No Jardim I costumo desenvolver a multiplicação e divisão de forma natural, por exemplo:
O número de alunos na sala são 16, temos 3 mesas, duas com 8 lugares e uma com 4, geralmente assíduos pela manhã, são de 8 a 10, as vezes 12, então, coloco-os todos em uma mesa, e no centro os brinquedos tipo lego, divido em igualdade para cada um, e a sobra fica no centro, para os que vierem chegando. A regra é assim: acabando as peças do centro da mesa, cada um reparte do seu número de peças para que todos fiquem em igualdade, para a brincadeira fluir, e dá muito certo.

Dessa forma praticam a Divisão e Multiplicação brincando.

Beijos.



Bom dia.


         Adição e Subtração.

O desenvolvimento do raciocínio lógico começa na Educação Infantil. A descoberta, o aprendizado e principalmente o gosto pela Matemática pode ter um incentivo melhorado nessa fase, adaptando várias atividades a faixa etária trabalhada, para que, ao chegar no Ensino Fundamental, o aluno evolua gradativamente.
Trabalho com o Jardim I, faixa etária 4/5 anos, e é possível desenvolver a adição e subtração envolvendo brincadeiras, como “coelhinho sai da toca”, classificação e seriação de objetos, contagem na fila, entre outras.
A ludicidade torna o aprendizado natural e espontâneo, produzindo curiosidade e investigação, envolvendo os pequenos de forma tranquila nas atividades propostas.
O texto conduz a uma orientação mais para o nível fundamental, que pode ser adaptadas de forma a ser utilizada na Educação Infantil, encaixando as ideias nas brincadeiras oferecidas aos alunos.

domingo, 2 de outubro de 2016




               Bom dia.
                        O tema é: Diversidade e Preconceito.

Desde criança aprendemos que o homem não pode brincar com bonecas, de casinha, que deve casar com uma mulher, ter filhos, etc., porém, quando percebemos que esta não é a nossa realidade, inúmeros pensamentos negativos e perturbadores vem a tona. No meu caso, sempre percebi que tinha alguns pensamentos diferentes dos demais meninos, mas como fui criado com muitas meninas achava que era natural tê-los.
Por ser diferente da maioria dos colegas, no ensino fundamental sofri muito, algumas agressões físicas ocorreram também, na época não entendia muito o porque daquele ódio que eles sentiam por mim, embora eu percebesse que nossas atitudes como meninos eram diferentes. Sempre preferi ficar perto ou ter amigas meninas, e sempre fui o menino que elas mais gostavam e se apaixonavam. Hoje percebo que era pelo meu jeito delicado, rsrs.
O pior momento da minha vida foi quando realmente me apaixonei por um colega de trabalho, aos dezenove anos, após ter algumas namoradas. Por não ter coragem de conversar sobre isso com alguém ou por querer que esse sentimento sumisse dentro de mim, pensamentos suicidas tomavam a minha cabeça a todo instante na época e segundo estudos, este é um dos maiores motivos de suicídios entre jovens, e, graças a Deus, passei por isso sem atentar contra a minha vida.
Hoje, totalmente "de boas" com a minha sexualidade tenho a convicção que não fazemos nada de errado. Como pode ser errado ter um sentimento tão puro e maravilhoso como este? querer estar perto de alguém o tempo todo, fazer a outra pessoa feliz?
Por sempre existir e não ser uma opção sexual, pois ninguém escolhe gostar de homem ou de mulher, ninguém acorda um certo dia e pensa: "Hoje vou querer homem... hoje vou querer mulher". Se fosse realmente opção, alguém escolheria não poder andar de mãos dadas na rua com alguém que amamos por medo de ouvir xingamentos daqueles que nem conhecemos, uma pedrada ou algo pior?
A homofobia deveria ser crime no Brasil. Em países desenvolvidos como a Espanha, por exemplo, já é crime, felizmente.
                                      ( Relato de um jovem Gay/ idade 30 anos)

Fica registrado esta reflexão.