sábado, 10 de dezembro de 2016






      Bom dia.

Texto sobre Multiplicação e Divisão.

No Jardim I costumo desenvolver a multiplicação e divisão de forma natural, por exemplo:
O número de alunos na sala são 16, temos 3 mesas, duas com 8 lugares e uma com 4, geralmente assíduos pela manhã, são de 8 a 10, as vezes 12, então, coloco-os todos em uma mesa, e no centro os brinquedos tipo lego, divido em igualdade para cada um, e a sobra fica no centro, para os que vierem chegando. A regra é assim: acabando as peças do centro da mesa, cada um reparte do seu número de peças para que todos fiquem em igualdade, para a brincadeira fluir, e dá muito certo.

Dessa forma praticam a Divisão e Multiplicação brincando.

Beijos.



Bom dia.


         Adição e Subtração.

O desenvolvimento do raciocínio lógico começa na Educação Infantil. A descoberta, o aprendizado e principalmente o gosto pela Matemática pode ter um incentivo melhorado nessa fase, adaptando várias atividades a faixa etária trabalhada, para que, ao chegar no Ensino Fundamental, o aluno evolua gradativamente.
Trabalho com o Jardim I, faixa etária 4/5 anos, e é possível desenvolver a adição e subtração envolvendo brincadeiras, como “coelhinho sai da toca”, classificação e seriação de objetos, contagem na fila, entre outras.
A ludicidade torna o aprendizado natural e espontâneo, produzindo curiosidade e investigação, envolvendo os pequenos de forma tranquila nas atividades propostas.
O texto conduz a uma orientação mais para o nível fundamental, que pode ser adaptadas de forma a ser utilizada na Educação Infantil, encaixando as ideias nas brincadeiras oferecidas aos alunos.

domingo, 2 de outubro de 2016




               Bom dia.
                        O tema é: Diversidade e Preconceito.

Desde criança aprendemos que o homem não pode brincar com bonecas, de casinha, que deve casar com uma mulher, ter filhos, etc., porém, quando percebemos que esta não é a nossa realidade, inúmeros pensamentos negativos e perturbadores vem a tona. No meu caso, sempre percebi que tinha alguns pensamentos diferentes dos demais meninos, mas como fui criado com muitas meninas achava que era natural tê-los.
Por ser diferente da maioria dos colegas, no ensino fundamental sofri muito, algumas agressões físicas ocorreram também, na época não entendia muito o porque daquele ódio que eles sentiam por mim, embora eu percebesse que nossas atitudes como meninos eram diferentes. Sempre preferi ficar perto ou ter amigas meninas, e sempre fui o menino que elas mais gostavam e se apaixonavam. Hoje percebo que era pelo meu jeito delicado, rsrs.
O pior momento da minha vida foi quando realmente me apaixonei por um colega de trabalho, aos dezenove anos, após ter algumas namoradas. Por não ter coragem de conversar sobre isso com alguém ou por querer que esse sentimento sumisse dentro de mim, pensamentos suicidas tomavam a minha cabeça a todo instante na época e segundo estudos, este é um dos maiores motivos de suicídios entre jovens, e, graças a Deus, passei por isso sem atentar contra a minha vida.
Hoje, totalmente "de boas" com a minha sexualidade tenho a convicção que não fazemos nada de errado. Como pode ser errado ter um sentimento tão puro e maravilhoso como este? querer estar perto de alguém o tempo todo, fazer a outra pessoa feliz?
Por sempre existir e não ser uma opção sexual, pois ninguém escolhe gostar de homem ou de mulher, ninguém acorda um certo dia e pensa: "Hoje vou querer homem... hoje vou querer mulher". Se fosse realmente opção, alguém escolheria não poder andar de mãos dadas na rua com alguém que amamos por medo de ouvir xingamentos daqueles que nem conhecemos, uma pedrada ou algo pior?
A homofobia deveria ser crime no Brasil. Em países desenvolvidos como a Espanha, por exemplo, já é crime, felizmente.
                                      ( Relato de um jovem Gay/ idade 30 anos)

Fica registrado esta reflexão.

domingo, 18 de setembro de 2016





    Olá,
outro dia estava na escola em momento de reflexão e escrevi...

... Todos os dias nos deparamos com diversos momentos que tornam-se quase imperceptíveis, por exemplo: o acordar após uma noite bem ou mal dormida, uma simples escovação dentária ou de cabelos, a roupa, o trajeto até o trabalho... o dia torna-se habitual e corriqueiro, ou quase a não ser por um detalhe ou outro, tornando -o um dia único. O que faz esse dia ser assim? chegando na escola, encontramos os sorrisos de nossas crianças, os olhares, as brincadeiras, as gargalhadas e até mesmo, a bagunça da sala de aula. nesse momento é perceptível a responsabilidade do professor, você pensa o quanto esta vida depende de do que é transmitido, o quanto nos tronamos referência aos alunos que atendemos, e para nós, o valor daquelas vidas que temos em nossas  mãos, o quanto nos são preciosas frágeis e dependentes. Temos o dom? O encanto? Sim, respondo, a maneira sútil de lidar com esses momentos diferenciados está na nossa capacidade de nos colocarmos a serviço dessas pequenas vidas causando ao longo do dia um impacto positivo levado para toda a infância, e talvez ainda para toda a vida desses pequenos aprendizes, por esse motivo somos chamados de Professores ou se preferirem Mestres.




Bom dia,


analisando o texto de Rubem Alves fiquei impressionada como ele identificou e nomeou as escolas da nossa realidade, o que demonstra que o ensino precisa de medidas urgentes há muito tempo, e o sistema acaba como sempre, empurrando com a "barriga", deixando a educação tornar-se cada vez mais uma instituição de ensino falida, que não prevê perspectiva positiva de se erguer e tornar-se a maior e melhor referência e cultivadora de futuros cidadãos. enquanto a hipocrisia, o favorecimento e a corrupção falar mais alto, ficamos nós professores, amantes do ensino, lutando para que pelo menos, os alunos que passam por ossas mãos, façam a diferença.

Ser professor é um ato de coragem e amor ao próximo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016




 Olá,
hoje vou falar um pouco sobre o trabalho em andamento Diversidade e Preconceito. Ainda não consegui acesso a página para o acompanhamento, consegui apenas postar um comentário, o qual vou dividir aqui com vocês:

Por que há preconceito em meio à diversidade?


"Não nascemos preconceituosos, a partir do momento que somos inseridos na sociedade, aprendemos a conceber vícios que ao ongo do tempo  vão se tornando parte de nós, do caráter. Hoje vivemos em uma sociedade mascarada, onde se faz reverência a manipulação de ideias, opiniões, envolvendo com plenitude a consciência humana transferindo reações perjurativas para todos os lados, seja com a questão da mulher, homofóbica, racial, constitucional, de direitos, esquecendo- nos que os deveres devem tornar-se prioridade, e que pré- julgar é algo que devemos abolir do nosso convívio social."

beijos.

domingo, 4 de setembro de 2016






                            Olá turma.



                     Retornamos neste dia 29 de agosto de 2016 após um breve período de recesso e após termos passado em mais uma fase do Workshop, ou, WORKCHOQUE, como algumas colegas gostam de pronunciar. Enfim, estamos prontas para mais um semestre, o quarto, que lembra estar na metade do curso.
                      Tivemos muitas práticas e aprendizagens, e no eixo IV esperamos superar nossas dificuldades, agregar conhecimento e interagir com muita energia no exercício ao qual nos propomos.

Sejam então bem vindas para mais esta etapa.

Beijos.