quinta-feira, 14 de julho de 2016




  Olá.

Brincar é importante porque...
Todo o aprendizado caracteriza evolução, assim as brincadeiras contribuem para a formação. Desde o nascimento, somos estimulados ao aprendizado através das brincadeiras. O primeiro sorriso, através das caretas feitas por nossos pais, primeiras palavras, o caminhar, atividades como comer, ir ao banheiro, como se comportar ao sair ou estar em casa, os limites, tudo nos foi introduzido pelo brincar. A menina a ser dona de casa brinca de “casinha”, o menino, de aviador, motorista, médico, policial, o futuro previsto já através do brinquedo.

Na sala de aula, o brincar torna o conhecimento mais divertido, a criança desperta a vontade de voltar, de construir através do lúdico orientado, ficando tudo mais alegre e colorido, fácil de memorizar.


Olá,  postando as tarefas da recuperação, entrei nos jogos da Interdisciplina de Libras, que achei o máximo, são atividades simples que trazem conscientização e outra maneira de ver e fazer as coisas.
Sabemos que no tempo em que vivemos, somos forçados a fechar os olhos a muitas coisas. A questão da surdez é uma delas. Nos acostumamos com a forma científica de caracterizar e mascarar a realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Somos todos parte de um sistema que dita as regras, define o que é ou não doença, e muitas vezes, não percebemos o ser humano ao nosso lado, concluo afirmando que ser surdo hoje, não é defeito, ser cego para a realidade sim.

Beijos.

terça-feira, 12 de julho de 2016





                 Olá,

        Todas as atividades realizadas ao longo desse semestre contribuíram de forma positiva no cotidiano de cada um, seja professor, que mudou seus conceitos na forma de abordagem e exercício, como do aluno, que evoluiu gradativamente com a forma da aplicação .
      O incentivo que nos dá no dia a dia esta construção, torna-se visível em todas as formas e a perspectiva de ver o conteúdo sob um outro aspecto, tornou-se alegre, divertido,
     Sendo assim, aplicar o aprendizado tornou-se uma função fácil e divertida, pois todas as Interdisciplinas contribuíram de forma funcional para tal.

beijos.


    Olá,
segue trechos do poema Navio Negreiro para relembrar.

 O Navio Negreiro 
“’Stamos em pleno mar… Doudo no espaço
Brinca o luar – dourada borboleta;
E as vagas após ele correm… cansam
Como turba de infantes inquieta.
‘Stamos em pleno mar… Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro…
O mar em troca acende as ardentias,
– Constelações do líquido tesouro…
‘Stamos em pleno mar… Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes…
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?…
‘Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas…






Olá,

 correndo contra o tempo, entre as atividades da escola e do curso EAD, e mais ainda, com minha internet me ajudando nadinha, estou de volta as minhas postagens no Blog.
 Todo esse tempo sem acionar me deixou um tanto perdida, mas vou recuperar com graça e paciência.
não foi só eu quem ficou devendo trabalhos, muitas colegas se encontram na mesma situação, isso não é um consolo, apenas um desabafo. Ora, já que falamos nisso então vou ter que me direcionar ao semestre que acabamos (em termos), nesse ano.
Tivemos todas muitas dificuldades, vir ao Campus todas as semanas, esperar por Interdisciplinas que estavam previstas e não foram ministradas, como Artes Visuais, isso tudo, juntando com a correria do nosso dia a dia e as diversidades( falta da Internet) desanimou um pouco a caminhada. Mas afirmo que, assim como eu, todas são guerreiras, e iremos até o fim, rumo à formatura.

Beijos.

terça-feira, 31 de maio de 2016




   Olá.

  A semana do dia nove de maio foi bem polêmica dentro da aula ministrada no seminário integrador III. Noa reunimos primeiramente em quartetos para discutir  se a inclusão na sala de aula é solução ou um problema a mais para a educação, dali tiramos uma frase sobre o tema proposto e assim, levamos ao segundo grupo, esse bem maior para a discussão. Não impressionou a nenhum profissional que ali se encontrava o resultado praticamente unânime desta tarefa.
Concluímos que; quando existe apoio e suporte do governo, a inclusão torna-se positiva para todos. Sem auxílio, é problema para toda a comunidade escolar. A falta de suporte que incluí capacitação para os diversos tipos de inclusão, monitoria (apoio em sala de aula), que a lei ampara, na realidade não é exercida na prática, o que acaba sobrecarregando professores e fazendo a escola que deveria ser uma instituição de aprendizado, mero deposito de crianças.





         Olá;
   Entramos em um mundo diferente na semana do dia dois de maio, a interdisciplina de Libras revela um mundo considerado distante tão próximo, nos prendeu a atenção.
  a partir daí vieram todos os questionamentos possíveis a nível de educação, que recebe tantas diferenças e não sabe como lidar, nem preparar os profissionais para atenderem com qualidade. Estamos muito próximos da realidade generalizada da falta de estrutura e competência educacional para atender a todos.

       Vamos fazer essa reflexão. Somos educadores.